Biblioteca digital
Apresentação – Análise Envoltória de Dados – I Seminário em Eficiência Hospitalar
Referencial de Auditoria sobre Eficiência Hospitalar
O objetivo deste documento é servir de roteiro para auditorias com ênfase em eficiência de unidades hospitalares que prestem serviços ao SUS, independentemente de serem públicas ou privadas. O conceito de “eficiência” adotado está pautado na entrega de valor ao paciente, que considera o melhor resultado assistencial pelo menor custo possível ou aceitável. Utilizando as premissas metodológicas de auditoria baseada em risco, este referencial apresenta diretrizes e aponta diferentes possibilidades de abordagem para os agentes públicos responsáveis por esse tipo de controle dos hospitais participantes do SUS.
Modelo de inventário de riscos e controles
Como preencher uma matriz de responsabilização
Manual de implantação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) – Ministério da Saúde
Canvas em auditorias
Modelo de matriz de responsabilização
Modelo_matriz_de_responsabilizacao
Em caso de dúvidas sobre o preenchimento da matriz de responsabilização, clique aqui.
Modelo de matriz de planejamento
Modelo da matriz de achados de auditoria
Modelo para análise em separado
Técnica de Grupo Focal em Auditorias
Grupo focal é uma técnica qualitativa de pesquisa que tem como fonte de dados as interações e discussões ocorridas entre participantes de um determinado grupo sobre tema de interesse e questões relevantes
Técnicas de Análise SWOT e Diagrama de Verificação de Risco em Auditorias
A palavra SWOT é um acrônimo formado pelas palavras inglesas Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Estas quatro dimensões de estudo resultam em uma lista de prós e contras que auxiliam na tomada de decisão.
O Diagrama de Verificação de Risco (DVR), conhecido na literatura como Matriz de Probabilidade e Impacto de Risco, integra o universo do planejamento estratégico organizacional. É uma técnica da Gestão de Risco que visa, resumidamente, gerenciar efeitos adversos que possam comprometer um processo de gestão.
Técnica de Análise Stakeholder em Auditorias
A análise stakeholder consiste na identificação dos principais atores envolvidos, dos seus interesses e do modo como esses interesses irão afetar os riscos e a viabilidade de programas ou projetos auditados.
Painel de Referência em Auditorias
Painel de referencia_editorado
Painel de referência permite contrastar o projeto ou as conclusões preliminares da equipe com posições qualificadas de especialistas que apresentam diferentes pontos de vista. Essa oportunidade ajuda a equipe a testar a consistência
do projeto de auditoria, na fase de planejamento, bem como da caracterização dos achados e de suas conclusões, na fase de elaboração do relatório.
Técnica de Observação Direta em Auditoria
A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Ajuda a identificar e obter provas a respeito de situações sobre as quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento.
Técnica de Mapa de Processos em Auditorias
A técnica de mapeamento de processo fornece uma representação gráfica das operações sob análise, evidenciando a sequência de atividades, os agentes envolvidos, os prazos e o fluxo de documentos em uma organização ou área.
Técnica de Indicadores de Desempenho para Auditorias
O objetivo deste documento é orientar as equipes de auditoria a analisar e, se necessário, construir indicadores de desempenho.
Técnica de entrevistas para auditoria
O objetivo deste documento é auxiliar as equipes de auditoria na prática da entrevista, presencial e individual, como instrumento de coleta de dados
Técnica de Benchmarking em auditorias – Identificação de boas práticas
O benchmarking pode ser definido como uma técnica voltada para a identificação e implementação de boas práticas de gestão.
Técnica de análise envoltória de dados em auditorias
Analise_envoltoria_de_dados_editorado
O objetivo deste documento é apresentar conceitos básicos para compreender as possibilidades da Análise Envoltória de Dados