Biblioteca digital
Estudo de Casos – Sustentabilidade em sistemas de saúde – Dr. Clemente Nobrega – Outubro de 2024
Estudo de caso – Telemedicina – Dr. Roberto Botelho – Agosto de 2024
Estudo de caso – Joinvasc – A experiência de Joinville com valor em saúde – Julho de 2024
20ª aula do curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
Caso prático: Experiência brasileira em consórcios – Data: 28/06/2024
17ª aula do curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
Caso prático: A experiência no norte de Minas Gerais – Data 21/06/2024
14ª Aula do Curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
Caso prático: O caso de Narayana (Modelo da rede Hub and Spoke na Índia)
I Seminário em Eficiência Hospitalar | 5/6 | Tarde
I Seminário em Eficiência Hospitalar | 5/6 | Manhã
I Seminário em Eficiência Hospitalar | 4/6 | Tarde
I Seminário em Eficiência Hospitalar | 4/6 | Manhã
12ª Aula do Curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
A experiência da Planificação em Caxias/MA – Data 03/06/2024
Apresentação – Centro cirúrgico com salas ociosas – I Seminário em Eficiência na Saúde
Apresentação – Análise Envoltória de Dados – I Seminário em Eficiência Hospitalar
Apresentação – Dr. Welfane Cordeiro – I Seminário em Eficiência Hospitalar
Apresentação dos resultados consolidados – 2024 – I Seminário em Eficiência Hospitalar
Apresentação – Dr. Eugene Litvak – I Seminário em Eficiência Hospitalar
Estudo de caso – maio de 2024: Valor em Saúde – VBHC como estratégia para melhorar os resultados em saúde – Dra. Marcia Makdisse
Dra. Marcia Makdisse discute a importância de alinhar conceitos e a necessidade de uma melhoria contínua de valor (Value Based Health Care – VBHC), além de destacar os desafios enfrentados por organizações na América Latina para transitar para o paradigma de valor em saúde. Ela enfatiza a importância de dados acionáveis e a colaboração entre diferentes profissionais e setores para implementar mudanças significativas no sistema de saúde.
Makdisse também aborda a questão da variação injustificada em saúde, utilizando dados do Atlas de Variação em Saúde no Brasil para ilustrar grandes discrepâncias em tratamentos e desfechos entre diferentes regiões. Ela argumenta que a variação não explicada por necessidades e preferências dos pacientes representa desperdício e iniquidade no sistema de saúde.
A palestra discute sobre a necessidade de um novo modelo de cuidado que seja multiprofissional e baseado em evidências, respeitando a pertinência do cuidado. Makdisse destaca a importância de coletar sistematicamente desfechos e custos para garantir um sistema de saúde que aprende continuamente.
Data: 16/05/2024
Estudo de caso – outubro de 2023: O papel do núcleo interno de regulação
O evento tratou do papel do núcleo interno de regulação (NIR) na melhoria da eficiência hospitalar. A apresentação foi conduzida pela Dra. Lilian Mesquita Gomes, médica e consultora do Projeto Lean nas Emergências e da Diretoria de Compromisso Social do Hospital Sírio Libanês, e pela Dra. Jocelene Batista Pereira, médica e Doutora em saúde coletiva pela Unicamp e também consultora da Diretoria de Compromisso Social do Hospital Sírio Libanês.
Data: 26/10/2023
Download dos slides: Apresentação – O papel do núcleo interno de regulação
Otimização do Giro de Leitos como estratégia gerencial para aumentar a capacidade de internação hospitalar
Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes/Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes
A demanda pela assistência em saúde em maior nível de complexidade é crescente devido a transição epidemiológica e demográfica. Um dos fatores preocupantes é a escassez dos leitos hospitalares. Portanto, a gestão dos leitos é essencial na administração hospitalar por atuar como dispositivo para otimização do recurso, aumentando o giro do leito e diminuindo o tempo de internação, para fornecer vagas para demandas represadas. O giro do leito é derivado da eficiência em duas grandes variáveis: Gestão da Alta e tempo de setup do leito. O setup do leito representa o tempo de substituição entre um paciente e outro e geralmente é uma variável não medida nas instituições, mas que impacta diretamente no acesso do usuário ao recurso em tempo oportuno. Com a observação empírica do elevado setup do leito em um hospital universitário da região Sudeste do Brasil, foi implementada a metodologia Lean Six Sigma e o resultado foi no tempo de preparo redução de 657 minutos (11 horas) para 286 minutos.