Monitoramento em templates

O objetivo desta página é subsidiar o auditor com templates para realização de seus monitoramentos!

Passo 1

Avaliando o plano de providências do gestor

Por que esta etapa é importante?

Para se certificar se o plano de ação do gestor demonstra viabilidade de dar cumprimento às deliberações do Tribunal, principalmente tratando as causas e mitigando os efeitos do problemas identificados.

Qual produto ela gera?

Uma avaliação sistematizada e objetiva das ações proposta pelo gestor quanto à completude, coerência, objetividade, eliminação de causas, mitigação de efeitos, sempre respeito a discricionariedade administrativa. E possibilita o planejamento da sequência de monitoramentos.

Passo 2

Planejando a sequência de monitoramentos

Por que esta etapa é importante?

Para monitorar tempestivamente as atividades que serão desenvolvidas pelo gestor em cumprimento das deliberações. Serve ainda para que a Unidade Técnica possa prever recursos para o monitoramento no plano de fiscalizações.

Qual produto ela gera?

Um plano de monitoramento, contendo ações e produtos esperados do gestor, e um cronograma com as datas que devem ser realizadas as ações de monitoramento e os benefícios esperados.

Passo 3

Construindo a visão geral do monitoramento

Por que esta etapa é importante?

Para resgatar a deliberação que foi proferida, o achado que deu origem à deliberação e as medidas do plano de ação que serão avaliadas. Para verificar se houve alterações significativas de contexto entre o momento do monitoramento e o momento em que a auditoria monitorada aconteceu. Para verificar o andamento as ações de controle anteriores.

Qual produto ela gera?

A visão geral do monitoramento, incluindo um levantamento do que foi feito nos monitoramentos anteriores e o estágio dos benefícios já colhidos.

Passo 4

Planejando a busca de evidência de cumprimento da deliberação e da solução dos problemas

Por que esta etapa é importante?

Para que a equipe saiba exatamente que evidências serão buscadas para se comprovar o cumprimento da deliberação e a geração de benefícios.

Qual produto ela gera?

Um matriz de planejamento dos monitoramento que sistematiza entregas do gestor, possíveis evidências, procedimentos de coleta, fontes de informação e informações requeridas.

Passo 5

Confeccionando papeis de trabalho para busca de evidências

Por que esta etapa é importante?

Para que a equipe gere os papeis de trabalhos que serão utilizados na busca das evidências, na fase de execução. Por exemplo, confecção do roteiro de inspeção física.

Qual produto ela gera?

Um conjunto de papeis de trabalhos para busca das evidências. Exemplos: roteiro de inspeção física, roteiro de entrevista, questionários, papeis para análise documental etc.

Passo 6

Coletando as evidências

Por que esta etapa é importante?

Para que o auditor possa concluir sobre o cumprimento das deliberações, geração de benefícios efetivos e solução dos problemas.

Qual produto ela gera?

Evidências coletadas. Por exemplo: extrato de entrevista, relatório de inspeção física, documento e análises, documentos de inferências analíticas, documento de conciliação de contas, relatório fotográfico etc.

Passo 7

Analisando as evidências

Por que esta etapa é importante?

Para que auditor chegue à conclusão de que possui evidências suficientes e apropriadas para concluir sobre o atendimento da deliberação proferida, se o problema efetivamente está sendo resolvidos.

Qual produto ela gera?

Papeis de trabalho denominado análise em separado, com conclusão sobreo cumprimento ou não deliberação e sobre o andamento da solução do problema.

Passo 8

Sistematizando resultados

Por que esta etapa é importante?

Para relacionar o problema as alterações ocorridas; os efeitos e a efetividade das medidas mitigadoras; as causas e afetividade das ações adotadas para sua eliminação; boas práticas adotadas pelo gestor na solução dos problemas; encaminhamentos; e benefícios obtidos com a implementação das medidas para a solução do problema.

Para, se for o caso, sistematizar irregularidade, responsável, conduta, nexo de causalidade e culpabilidade.

Qual produto ela gera?

Um matriz de achados do monitoramento, contendo situação encontrada, causa, efeitos, boas práticas, encaminhamentos e benefícios.

E, se for o caso, uma matriz de responsabilização.

Passo 9

Relatando os resultados

Por que esta etapa é importante?

Para comunicar às partes interessadas o estágio de cumprimento das deliberações, a geração de benefícios efetivos e a evolução na solução do problema.

Qual produto ela gera?

Um relatório de monitoramento contendo: folha de rosto, resumo, sumário, introdução, análise do atendimento das deliberações, benefícios efetivos, comentários dos gestores conclusão, proposta de encaminhamento, anexos e apêndices.