Biblioteca digital
Relatório de Auditoria – SES-GO – HCN, HEANA, HEELJ e HEJA
A auditoria abrange quatro hospitais estaduais da região Centro-Norte de Goiás, gerenciados por Organizações Sociais de Saúde (OSS): Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN), com 283 leitos; Hospital Estadual de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA), com 132 leitos; Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (HEJA), com 39 leitos; e Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), com 34 leitos.
A auditoria identificou 4 (quatro) achados principais: (i) Prevalência de atendimentos de condições sensíveis à atenção primária nas unidades de urgência e emergência (U/E); (ii) Alto volume de atendimentos de baixo risco, conforme a classificação de Manchester; (iii) Falta de definição clara do perfil vocacional dos hospitais em relação às linhas de cuidado prioritárias; e (iv) Ausência de metas qualitativas para os atendimentos de U/E nos contratos de gestão.
Os encaminhamentos sugeridos incluem o fortalecimento da atenção primária e da rede de saúde, a criação de fluxos de contrarreferência, a incorporação de indicadores e metas qualitativas nos contratos de gestão, a definição de perfis vocacionais regionais e a capacitação de profissionais para padronização de registros, visando melhorar a eficiência, a qualidade do atendimento e a sustentabilidade do sistema de saúde na região.
Evento – Cuidado de Saúde Baseado em Valor – Data: 24 de fevereiro de 2025
Estudo de Casos – Sustentabilidade em sistemas de saúde – Dr. Clemente Nobrega – Outubro de 2024
Estudo de caso – Telemedicina – Dr. Roberto Botelho – Agosto de 2024
Relatório de Auditoria – CGE-MT – Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva (HELFS)
O Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva (HELFS) é uma unidade estadual gerenciada diretamente pelo estado de Mato Grosso, possuindo 289 leitos. A auditoria constatou 4 (quatro) achados, quais sejam: (i) Deficiência na gestão orçamentária e financeira; (ii) Perda de receita por discrepâncias entre a produção real e a registrada; (iii) Subutilização da capacidade hospitalar; e (iv) Fragilidade no monitoramento e controle. Os encaminhamentos para esses problemas envolvem a formalização de instrumento de contratualização com metas alinhadas às necessidades dos usuários, implantação de centro de custos, realização de estudos para estimular a produtividade entre outras medidas.
Relatório de Auditoria – SEAUD-MA – Hospital Aquiles Lisboa (HAL)
O Hospital Aquiles Lisboa (HAL) atende demanda espontânea e referenciada de média complexidade. A unidade possui 66 leitos e faz parte da rede estadual de saúde, sendo gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Os achados de auditoria estão relacionados a não formalização do Núcleo Interno de Regulação com equipe multiprofissional; fragilidades de comunicação; dificuldade no gerenciamento de leitos e indicadores insuficientes.
Estudo de caso – Joinvasc – A experiência de Joinville com valor em saúde – Julho de 2024
20ª aula do curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
Caso prático: Experiência brasileira em consórcios – Data: 28/06/2024
19ª aula do curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
Redes de urgência e emergência e as respostas a catástrofes e pandemias – Data 26/06/2024
18ª aula do curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
Desafio da regulação (navegação do paciente) garantindo tempo e recursos de acordo com a gravidade dos quadros – Data: 24/06/2024
17ª aula do curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
Caso prático: A experiência no norte de Minas Gerais – Data 21/06/2024
16ª aula do curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
Desafio nas questões de financiamento e contratos na articulação entre os entes federativos – Data 18/06/2024
15ª aula do curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
As linhas de cuidado na estruturação da rede de serviços e da logística – Data: 13/06/2024
14ª Aula do Curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
Caso prático: O caso de Narayana (Modelo da rede Hub and Spoke na Índia)
13ª Aula do Curso Eficiência nas Redes de Atenção à Saúde
A organização das respostas integradas às urgências e emergências (princípios e histórico) – Data 07/06/2024
Relatório de Auditoria – TCE-PE – Hospital Pelópidas Silveira (HPS)
O Hospital Pelópidas Silveira (HPS) é uma unidade pública sob gerência de Organização Social de Saúde (OSS). É uma unidade de alta complexidade, com 184 leitos, que atende a neurologia clínica, neurocirurgia e cirurgia cardíaca e cardiologia clínica. Os achados estão concentrados no funcionamento e estrutura do bloco cirúrgico com baixa efetividade.
Relatório de Auditoria – TCE-PE – Hospital Agamenon Magalhães (HAM)
O Hospital Agamenon Magalhães (HAM) é uma unidade pública, sob gerência do Governo do Estado de Pernambuco. Segundo o CNES, o HAM possuiria 410 leitos, contudo foram constatados apenas 230 leitos operacionais. A auditoria constatou ineficiências na programação e no uso do centro cirúrgico.
Relatório de Auditoria – TCE-PE – Hospital Getúlio Vargas (HGV)
O Hospital Getúlio Vargas é uma unidade pública, sob gerência do Governo do Estado de Pernambuco. É um hospital de grande porte (391 leitos), referência em área de traumato-ortopedia. Através de entrevistas, revisão documental e análise de dados, a auditoria identificou várias irregularidades, como deficiências na estrutura física, ineficiências nos processos e baixa efetividade do Bloco Cirúrgico Central.
Relatório de auditoria – SEAUD-RJ – Hospital Maternidade Alexander Fleming
A Maternidade Alexander Fleming é gerido pela Superintendência de Hospitais Pediátricos e Maternidades (SHMP) da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. É classificado como uma unidade de médio porte que realiza atendimentos de média e alta complexidade.